Como gerenciar o trabalho de faxina em casa
Trabalhando fora e cuidando de duas pequeninas, simplesmente preciso de alguém para me ajudar. Não vi necessidade de ter uma pessoa todos os dias em casa, mas, pelo menos duas vezes por semana. Além de limpar a casa e mantê-la arrumada, lavar, passar e guardar as roupas.
Em quase doze anos de casada, algumas pessoas passaram pela minha casa; umas não tinham medo da limpeza, mas pareciam furacões: por onde passavam sempre deixavam coisas quebradas. Outras não conseguiam entender como eu gostaria que o trabalho fosse feito. Outras ainda queriam fazer o trabalho e o horário do jeito que bem entendessem. O cenário não difere muito do que encontramos em nossos empregos, mas o fato é que uma faxineira trabalha sozinha, sem supervisão alguma e isso dificulta o relacionamento profissional.
Com o passar do tempo, a gente consegue ganhar alguma experiência em gerenciar o trabalho delas. Por exemplo, evito que cantinhos sejam “esquecidos”, que deixem de passar um pano umedecido na gaveta da geladeira e nem olhar para dentro do forno. A quantia gasta com este serviço é bem grande para precisar de retrabalho. Desta forma, pensei e coloquei em prática algumas providências.
Primeiramente o horário. Assim como eu tenho meus compromissos e preciso cumprir os horários, preciso de alguém que esteja em casa num horário adequado. Uma boa conversa de tempos em tempos também surte efeito, desde que ambos os lados estejam abertos a escutar. Muitas vezes, por mais que eu saiba fazer o serviço que estou pedindo, pode ser que a outra parte consiga fazê-lo de forma diferente e mais eficaz. Por que então não aceitar a mudança?
Agora, o que me ajudou mesmo, foi um check-list que providenciei. Deixo exposto na porta da geladeira todos os afazeres de cada dia de limpeza e peço para que esta lista seja checada antes do início de trabalho e no final do dia. Assim o forno não é mais esquecido, o gabinete do banheiro é limpo e organizado, o varal é mantido limpo, as roupas são passadas no dia que necessito, e por aí vai.
Abaixo deixo um exemplo da lista que utilizo. Até agora, a estratégia tem funcionado.
Terça-feira
Varrer
Tirar pó
Lavar banheiros e cozinha
Lavar e secar todos os lixos
Limpar a varanda, incluindo paredes, teto E grades
Passar e guardar as roupas
Limpar o forno (verificar se tem frigideira, forma para serem lavador)
Limpar a geladeira por dentro (jogar o que está estragado)
Lavar a fruteiras
Quinta-feira
Limpar todos os vidros E janelas
Tirar pó
Lembrar de tirar pó:
dos criados-mudos (inclusive atrás e embaixo deles)
de trás das camas, tirar os colchões para tirar pós dos estrados
de trás do móvel da TV da sala (cuidado c a TV e com os fios)
limpar embaixo da mesa de jantar (abri-la vez ou outra para limpar a parte de dentro)
de TODOS os espelhos de luz
dos batentes E das portas, inclusive das portas de saída (dentro E fora de casa)
Varrer a casa, tirando os móveis do lugar, passar pano nos rodapés, passar pano úmido (quase seco) c um pouco de álcool diluído na água
Nos banheiros não esquecer:
limpar a parte de cima dos boxes
todos os porta toalhas
tirar pó e passar pano úmido (quase seco) c um pouco de álcool diluído na água nos gabinetes
Na cozinha não esquecer:
limpar o forno
passar escovinha em volta das torneiras, em volta da pedra (nos cantos e tb na parte de dentro
da pia)
nos armários tirar pó e passar pano úmido (quase seco) c um pouco de álcool diluído na água
1 vez a cada 15 dias limpar a geladeira por dentro também (tirar as peças p lavar)
No quarto de brinquedos:
tirar o tapete de borracha p varrer e passar pano
desencostar o sofá
tirar pó da estante de livros, de onde está a TV
Na área de serviço não esquecer:
limpar os varais
Antes de ir embora conferir se tudo foi feito, se não tem produtos de limpeza esquecido pela casa, se a banheira e os vasos estão limpos, se os lixos estão secos e com os saquinhos colocados, as vassouras, rodo e pa estão devidamente limpos e se as janelas estão fechadas.