Refeições sempre em família
Cadeiras para alimentação não são apenas práticas, elas servem como uma forma de integrar nossas famílias nesse momento importante do dia
Nunca fui a favor de montar uma mesa separada nas refeições para adultos e crianças. Uma farra aqui e acolá tudo bem, mas não acho saudável fazer disso uma regra. Quando reuníamos a família para comermos juntos, muitas vezes as próprias crianças (filhas e sobrinhos) pediam para montarmos a mesa deles separada da nossa, longe da pegação no pé ou das longas e chatas conversas dos adultos.
Mas isso sempre foi exceção. Desde pequenas, minha irmã e eu participávamos das refeições em nossos super “confortáveis” cadeirões de madeira (alguém se lembra?). Hoje em dia, com a falta de espaço nos cada vez menores apartamentos, contamos com invenções bacanas como as cadeiras portáteis.
Para nossa filha mais velha, compramos uma cadeira que era acoplada à mesa – fácil de carregar, guardar, só não rolava colocar em mesas com tampo de vidro. Foi muito especial a experiência de tê-la na mesa conosco sempre, participando das conversas e confusões de toda a refeição em família. Usamos a mesma cadeira com nossa filha mais nova, mas passamos por um susto enorme certa vez que estávamos sem ela e um restaurante nos emprestou a que tinha disponível – bem parecida com a nossa, mas sem a devida trava para prender à mesa – esta era somente encaixada. Como nossa pequena nunca parou quieta à mesa… sim, ela acabou no chão. Mexeu-se tanto que a cadeira deslocou-se e caiu. A partir daí, nunca mais esquecemos de levar a nossa.
Demos uma para nossa sobrinha também, mas era diferente da que tínhamos. Um pouco maior, não tão fácil de carregar, mas confortável e bem segura. Parecida com um banquinho que coloca-se sobre a cadeira.
Hoje em dia todos eles sentam-se à mesa conosco, conversam e participam, integrados à família. Isso porque desde pequenos fomos ensinados a respeito da importância do momento das refeições e graças a criatividade, diversidade de materiais, chegam ao mercado mais e mais novidades, basta aproveitarmos.