Doces ao alcance das crianças no supermercado
A tática não é nova, mas a ousadia do Pão de Açúcar me assustou. Colocar prateleiras a menos de um metro do chão em seus caixas da rede Minuto é muita cara de pau. A área é útil quando tem a função de “conveniência”, ou seja, expor produtos que às vezes esquecemos de levar, mas recheá-la com doces e balas mostra um certo de desespero em vender isso para crianças.
A situação embaraçosa para muitos de nós, pais, é comum em qualquer supermercado, há de se reconhecer, mas estou acostumado a ver prateleiras com cerca de 1,5 metro de altura com diversos produtos, incluindo os famigerados doces – quantas vezes nossos pequeninos já não dão o bote neles pedindo para comprarmos?
O duro de tudo isso é que a malandragem é acompanhada de campanhas de conscientização por parte desses grupos empresariais, supostamente preocupados com a saúde das pessoas ou com o meio ambiente – basta lembrar da polêmica das sacolinhas, que continuam sendo usadas, mas agora pagas (ah, sim, as novas são biodegradáveis, mas não poderiam ter mudado a receita sem precisar causar todo esse bafafá?).
Nossas “rapunzéis”, felizmente, não caíram na tentação da “bruxa malvada”.