Oito tipos de alimentos são responsáveis por 90% das alergias
Problema comum tanto em adultos quanto em crianças, as alergias podem ser causadas por vários fatores, mas impressiona saber que apenas oito tipo de alimentos podem causar 90% delas – em se tratando de origem alimentar, é bom lembrar. É o que diz o Hospital do Coração (HCor) de São Paulo, que aponta o leite de vaca, soja, amendoim, ovo, castanhas, trigo, peixe e frutos do mar como os principais causadores das reações alérgicas.
De acordo com a nutróloga Daniela Gomes do HCor, 8% das crianças com menos de 3 anos de idade e quase 3% dos adultos são afetados por essas alergias de origem alimentar que aponta a predisposição genética como um potencializador do risco: “Mais de 50% dos pacientes com alergia alimentar diagnosticada possuem histórico familiar, além de falhas dos mecanismos de defesa e permeabilidade do sistema digestivo”, esclarece.
O quadro alérgico ocorre quando o corpo considera essas substâncias como ameaças e gerando uma resposta imune para combatê-las. Os sintomas são variados: inchaços, coceiras e urticária, disenteria, dores abdominais e vômito, além de tosses, chiados no peito e rouquidão em casos mais isolados.
Segundo a Dra. Daniela, a melhor forma de combater as alergias é evitar a ingestão de produtos derivados desses alimentos, mas é importante diagnosticar primeiro se a reação é mesmo alérgica. Remédios apenas em casos extremos e sob orientação médica.
Veja os principais causadores de alergias:
Leite e derivados: é mais comum causar alergia em crianças novas logo após o primeiro contato com ele.
Ovo: é a albumina, presente na clara, que desencadeia mais reações.
Cereais: o trigo, a aveia e o centeio estão entre os que mais causam problemas sobretudo por conta do glúten presente neles.
Frutos do mar: os “vilões” são o caranguejo, lagosta e camarão.
Corantes e conservantes: produtos industrializados que contêm esses aditivos são um prato cheio para causar alergias.